Foto: Reprodução TJCE
Nesta terça-feira (31), os desembargadores Abelardo Benevides Moraes e Heráclito Vieira de Sousa Neto tomaram posse como presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para o biênio 2023-2025. Na mesma solenidade, a desembargadora Maria Edna Martins foi empossada como corregedora-geral da Justiça. O ato ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares.
O novo presidente assume o cargo em substituição à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que presidiu o Poder Judiciário em 2021-2022. Em seu discurso, Abelardo Benevides Moraes ressaltou que deseja manter a parceria e a boa relação com todos que compõem a Justiça, buscando gerar um sentimento de identificação e pertencimento.
Em sua fala de despedida, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira fez uma breve avaliação da sua gestão. “Muitas ações foram empreendidas, como as reformas e a construção de novos no Interior do Estado, ampliação da Esmec, a reconstrução da sede do TJCE, a criação do Núcleos Regionais de Custódia, o Plano Estratégico TJCE 2030”, elencou a magistrada.
O governador do Estado Elmano de Freitas elogiou as últimas gestões do TJCE e manifestou o desejo de aumentar ainda mais a colaboração entre os Poderes. “O Tribunal tem se destacado por realizar um Planejamento a longo prazo. As gestões demonstraram compromisso com esse Plano Estratégico e os resultados foram acontecendo: produtividade, diminuição do número de processos e melhor prestação dos serviços ao povo cearense, em um custo dos mais baratos do país. Efetivamente, vamos aumentar ainda mais a parceria para colaborar no fortalecimento do Poder Judiciário”, disse.

