Foto: Marciel Bezerra/ Funceme
Entre as 7h desta quarta (1º) e as 7h desta quinta-feira (2), choveu em cerca de 126 municípios do estado do Ceará, é o que aponta o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As precipitações chegaram a todas as macrorregiões, conforme esperado pela Funceme. Durante este intervalo de 24 horas, os maiores acumulados foram:
Iguatu (Posto: BARRO ALTO) : 110 mm
Cedro (Posto: VARZEA DA CONCEICAO) : 57 mm
Maracanaú (Posto: NOVO MARACANAU) : 54.2 mm
Mucambo (Posto: MUCAMBO) : 50 mm
Itarema (Posto: CARVOEIRO) : 47 mm
Ipaumirim (Posto: SANTO ANTONIO) : 43.2 mm
Pacatuba (Posto: ESCOLA PROF LUIZA TEODORO) : 41 mm
Marco (Posto: MARCO) : 41 mm
Ibiapina (Posto: SITIO PITUBA) : 40 mm
Cascavel (Posto: CASCAVEL) : 39.2 mm
Previsão
Entre esta quinta e sábado (04), o Ceará deve apresentar redução nas condições favoráveis às chuvas. Para hoje e esta sexta-feira (03), os maiores acumulados são esperados no noroeste do Estado (contemplando as macrorregiões do Litoral Norte e Ibiapaba) e no Cariri. Nas demais, as chances são mais reduzidas.
Já no sábado (04), a tendência é de céu variando entre parcialmente nublado e com poucas nuvens, além de alta possibilidade de chuva (entre 40 e 70% de chances) na faixa litorânea, Ibiapaba e Cariri.
De forma geral, a Funceme indica que as chuvas nestes próximos dias deverão ser passageiras e de fraca intensidade.
As chuvas devem acontecer em decorrências das áreas de instabilidade proveniente do oceano, devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que hoje encontra-se em torno da Linha do Equador, ou seja, mais afastada da costa cearense em relação ao início da semana, além da influência de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade mais elevadas.

