Foto: Divulgação/ PMJN
Os setores de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro do Norte têm realizado a busca ativa de notificações de arboviroses em todas as unidades de saúde, além do monitoramento viral dos exames laboratoriais mediante as notificações.
“São repassados para o Núcleo de Endemias os casos confirmados para que seja realizado bloqueio no local do foco, assim como realiza a investigação de óbitos suspeitos dessas arboviroses”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Nara Hellen.
A diretora alerta ainda que período chuvoso exige maiores cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. “A orientação fundamental para reduzir e evitar a proliferação é não deixar água acumulada em recipientes nos quintais”, reforça.
Materiais como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, vasos de plantas e recipientes jogados em lixo descoberto precisam ser vistos, diariamente, para evitar potenciais criadouros.
A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Endemias, tem realizado diariamente o trabalho preventivo diariamente, com orientações à população nas residências e estabelecimentos comerciais.

