Foto: Reprodução redes Sociais
O presidente Lula (PT) embarca nesta quinta-feira (9) para sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, ele será recebido pelo democrata Joe Biden, presidente americano. O encontro dois chefes de estado está marcado para ocorrer amanhã (10). Desde a vitória de Lula nas urnas, em outubro de 2022, ele e Biden já se falaram por telefone ao menos em duas oportunidades.
O diálogo mais recente entre os dois foi em 9 de janeiro, dia seguinte aos ataques antidemocráticos que foram vistos em Brasília. Em uma rede social, o presidente brasileiro afirmou: “queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”.
Na pauta, devem ser vistas discussões sobre meio ambiente, democracia e direitos humanos. Em comunicado distribuído para a imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou a viagem como um “recomeço” para as interações entre as duas nações.
Lula viajará acompanhado da primeira-dama, Janja Silva, além de uma comitiva de ministros e assessores, entre destaca-se Marina Silva, titular do Meio Ambiente; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; e Mauro Mendes, das Relações Exteriores. Quem também estará com o chefe do executivo nacional é Jacques Wagner (PT), senador e líder do governo no Senado Federal.

