Compartilhar
publicidade
publicidade
Unidade MP do Ceará está entre as melhores do país em análise dos portais da transparência
A instituição cearense recebeu a menção “ótimo” na avaliação dos portais realizada pelo CNMP
Clara Karimai
Foto: MPCE/Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi avaliada como uma das melhores unidades do MP brasileiro. O órgão está entre as 20 unidades que conseguiram adequar seus portais da transparência aos padrões mais elevados de acessibilidade e às normas vigentes.

A análise é feita com base no Manual do Portal da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A instituição cearense recebeu a menção “ótimo” na avaliação dos portais, realizada pela Comissão de Controle Administrativo.

Os maiores desempenhos foram alcançados pelas unidades do Ministério Público no Piauí e no Amapá, com 100%, seguidos dos MPs de Pernambuco (99,9%), Santa Catarina (99,6%), Bahia (98,9%), Ceará e Rio Grande do Norte (98,4%). Tiveram notas acima de 97% os MPs do Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná. Os MPs do Acre e do Espírito Santo ficaram com 96,2% e 95,3%, respectivamente. Os MPs da Paraíba, Amazonas, Minas Gerais, Roraima, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram desempenho entre 90,4% e 94,5%.

O resultado da avaliação dos portais da transparência das unidades e ramos do Ministério Público e do CNMP foi divulgado na última terça-feira (14) pelo presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP, conselheiro Antônio Edílio Magalhães. Durante a apresentação, o conselheiro disse que o alcance da nota máxima por cerca de 70% dos Ministérios Públicos, mesmo diante de exigências mais rigorosas constantes na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência, indica que o MP “caminha em linha ascendente na questão da transparência”.

A análise dos portais da transparência referente ao segundo semestre de 2022 teve por base os parâmetros definidos na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência, aprovada e lançada em 14 de setembro de 2021. A atualização do Manual acrescentou 319 itens a serem implementados, que resultaram do diálogo e da abertura para contribuição de todas as entidades do Ministério Público brasileiro. As maiores alterações foram devidas às mudanças exigidas pela nova lei de licitações.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Ministério Público é o instrumento de controle social da execução orçamentária, financeira e administrativa dos Ministérios Públicos da União e dos Estados. A avaliação dos portais é feita pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP com base na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência.

O documento orienta e padroniza a divulgação de informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa de todo o MP brasileiro. A finalidade do manual é estruturar a comunicação com o público no âmbito dos sítios dos diversos ramos do MP brasileiro, primando pela padronização, uniformidade, clareza das informações e da linguagem de fácil compreensão.

Confira os dados aqui: https://bit.ly/3KajwHK

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria