Foto: Reprodução
Durante o último domingo (26), Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e um dos nomes mais relevantes da estrutura partidária atual do PSB no Ceará, anunciou que está deixando a legenda. O comunicado foi feito através de publicação nas redes sociais. Élcio afirmou que deixava o partido mantendo a admiração que tinha quando ingressou na sigla.
A saída de Élcio ocorre em um momento em que as forças políticas do estado estão se realinhando e se preparado para as disputas de 2024. O PSB é um partido que esteve durante muito tempo alinhado com os irmãos Ferreira Gomes e com o PT. Na última eleição optou por compor a coligação de Roberto Cláudio, pedetista derrotado. Hoje, Roberto tem se mostrado um crítico considerável do governo Elmano (PT), resistindo a ideia de levar sua legenda para a base do governo.
O instante em que Élcio desembarca do PSB também coincide com a ampliação das articulações para disputa da prefeitura de Fortaleza. José Sarto (PDT) não é tido como unanimidade dentro do PDT, e pode perder a possibilidade de concorrer a reeleição.
O vice-prefeito também mantém uma relação muito próxima com o ex-governador Camilo Santana, tendo sido chefe de gabinete do então chefe do executivo estadual, e também secretário-chefe da Casa Civil entre 2015 e 2020, quando deixou o cargo para compor a chapa que venceria as eleições da capital. Salienta-se que naquele período, Camilo e os pedetistas estavam todos no mesmo trilho, o que não se verifica agora.

