Esplanada dos Ministérios. Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Em continuidade às negociações de reajuste salarial dos servidores federais, o governo Lula (PT) deve apresentar nesta sexta-feira (3) uma contraproposta ao percentual trazido à mesa permanente de negociações nos últimos dias. Os representantes dos servidores consideraram o percentual inicialmente idealizado pelo governo, de 7,8%, baixo. A partir disso, propuseram que a recomposição fosse de 13,5%. Nessa linha, a equipe econômica avalia qual a possibilidade de extensão da propositura inicial, e acredita-se que o Governo Federal reveja o aumento para 10%.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também havia proposto uma revisão dos valores do auxílio-alimentação, recompondo-o em mais de 46%, o que significará um aumento de R$200. Essa parte da proposta governamental não foi contrastada pelos representantes dos servidores.
Informações veiculadas pelo jornal carioca Extra, apontam que as entidades de classe estão confiantes que o governo irá de fato rever a proposta inicial e apresentar algo mais próximo daquilo que foi expresso pela categoria.

