Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará
Em reunião com representantes de cinco secretarias estaduais, o governado Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), discutiram, nesta sexta-feira (17), novas ações para os municípios cearenses atingidos pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas que ocorrem no Ceará nesta semana.
Elmano estava no Rio de Janeiro quando tomou conhecimento dos deslizamentos e registros de enchentes no Ceará. Ele cancelou a agenda na capital fluminense e retornou ao Ceará. Ao chegar, criou um grupo de trabalho para identificar situações de risco em todo o Estado. As famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a aluguel social.
“Estamos avaliando a situação das chuvas no Ceará, em especial dos municípios mais afetados pelas enchentes, e as ações que estão sendo realizadas para minimizar o sofrimento das famílias que foram atingidas”, declarou o governador.
Uma das secretarias mobilizadas é a da Proteção Social (SPS). A pasta enviou roupas, alimentos, sandálias, sapatos, colchões, cestas básicas, kits de higiene, material de limpeza e serviços de assistência social à Aratuba, cidade mais atingida pelas enchentes, com registros de três mortes.
Estiveram presentes na reunião desta sexta os titulares das secretarias da Casa Civil, da Proteção Social (SPS), dos Recursos Hídricos (SRH) e das Cidades (SCidades), membros da PGE e da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Militar, Funceme, Sohidra e Cogerh também participaram.

