Foto: Prefeitura de Missão Velha
Alvo de embates políticos nos últimos anos, o programa ‘Mais Médicos’ volta a ganhar impulso no Governo Federal, com editais já previstos para os próximos meses. A previsão é de oferta de 5 mil vagas, até abril, e outras 10 mil até o fim de 2023.
No Cariri, o Novo Programa foi aprovado pelas secretarias municipais de saúde. Em Barbalha, a Secretária de Saúde, Nerilane Lopes, considera o “Programa [Mais Médicos] de extrema importância para cidade, ao disponibilizar médicos comprometidos e de uma qualidade técnica fantástica, além de contribuir para o atendimento da população que estão em localidades diferenciadas”.
Ainda de acordo com a secretária, uma das principais dificuldades da cidade é encontrar profissionais que queiram atuar em comunidades da Zona Rural.
Já para Coordenadora da Atenção Primária à Saúde em Juazeiro do Norte, Quitéria Magalhães, um dos principais benefícios do Programa “é a disponibilidade de médicos em regiões que não dispunham deste profissional”. Com isso, pacientes de áreas descobertas poderão ter garantidos diagnóstico e acompanhamento em casos como diabetes, hipertensão e outras doenças.
O programa
Para enfrentar o problema histórico da falta de médicos e aprimorar a atenção básica no Brasil, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social, o governo federal lançou, em 2013, o Mais Médicos.
O programa retorna, em 2023, com o desafio de garantir profissionais qualificados nas regiões remotas do país. Atualmente, mais de 4 mil equipes de saúde espalhadas pelo Brasil atuam sem médicos e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, tem o compromisso de preencher essas lacunas e proporcionar um Sistema Único de Saúde (SUS) mais completo e preparado para receber a população brasileira.

