Compartilhar
publicidade
publicidade
Missa dos Santos Óleos reúne padres e representantes de 57 paróquias na Sé Catedral, em Crato
A celebração é marcada tanto pela renovação das promessas sacerdotais quanto pela confecção dos três óleos usados nas diferentes comunidades da Diocese.
Rogério Brito
Fota: Pascom Diocesana

Padres e representantes das 57 paróquias da área pastoral da Diocese de Crato participaram, nesta quinta-feira (6), da Missa Crismal, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. A celebração, presidida pelo bispo diocesano Dom Magnus Henrique Lopes, ocorreu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

A liturgia é marcada tanto pela renovação das promessas sacerdotais quanto pela confecção dos três óleos – da Crisma, do Catecúmeno e dos Enfermos – usados nas diferentes comunidades da Diocese, na ministração dos sacramentos. Segundo a Igreja, eles são fabricados a partir do óleo de oliveira.

“O bispo com todos os padres, diáconos da diocese, celebram a benção do Santos Óleos. Isto é: o óleo que usado para o batismo, para unção dos enfermos e a confecção do óleo do Crisma, que é usado para as ordenações, para o crisma”, explica o bispo em entrevista à TV Verdes Mares Cariri.

Esta forma de Missa, segundo a Igreja, é geralmente rezada nas maiores solenidades do ano litúrgico, como a Quinta-feira Santa, mas também pode ser transferida para outras datas, como as celebrações do padroeiro da diocese ou mesmo no aniversário do bispo.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria