Compartilhar
publicidade
publicidade
Com 64 açudes sangrando, Ceará bate recorde hídrico dos últimos 12 anos
O número pode ficar ainda mais expressivo nos próximos dias, já que 8 reservatórios se encontram acima de 90% de sua capacidade
Yanne Vieira
Foto: Cogerh

Nesta quarta-feira (12), o Ceará chegou a marca de 64 açudes sangrando em todo o território. Sendo o maior número dos últimos 12 anos. Os dados são do monitoramento de reservatórios da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O número pode ficar ainda mais expressivo nos próximos dias, já que 8 reservatórios se encontram acima de 90% de sua capacidade. De acordo com a Cogerh, os açudes Curral Velho, Desterro, Faé, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba, devem sangrar até o fim da quadra chuvosa.

A reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões m³, no dia 1º de fevereiro, para 8,81 bilhões m³ nesta quarta. A reserva hídrica atual corresponde a 47,5% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia.

Regiões Hidrográficas

Três regiões do Ceará estão acima de 95% das suas capacidades de armazenamento, sendo elas, Coreaú, Litoral, Baixo Jaguaribe). A região do Acaraú já ultrapassou 90% de armazenamento.

A região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 36%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registra pouco mais de 8% de recarga hídrica. Hoje existem 6 açudes sangrando na região.

Na região da Bacia do Salgado, 6 açudes encontram-se sangrando, totalizando em um percentual de 66,61%.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria