Foto: Câmara de Fortaleza
O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) não está integrando a comitiva de recepção e acompanhamento do presidente Lula na capital do estado. Em publicação feita nas redes sociais, Sarto alegou o agravamento de uma síndrome gripal para justificar a ausência.
“Não poderei comparecer ao evento de lançamento do programa Escolas de Tempo Integral, nesta manhã, em virtude do agravamento de uma síndrome gripal. Agradeço cordialmente o convite, desejo sucesso à iniciativa e reitero que conto com o apoio e articulação dos entes estaduais e federais para a educação de Fortaleza avançar ainda mais, transformando as vidas de nossas crianças e adolescentes“, escreveu o prefeito em suas redes sociais.
Sarto é aliado de primeira hora de Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT e desafeto atual de Lula. O político também mantém relação muito próxima com Roberto Cláudio, candidato derrotado na disputa pelo Abolição em 2022. Roberto Cláudio defende que o PDT se coloque na oposição ao governo Elmano. Aponta-se, inclusive, que o prefeito Sarto já alegou que desde que gestão do petista começou ainda não conseguiu agendar um encontro com o governador.
É fundamental observar, ainda, que a visita de Lula se dá em face às articulações para as disputas eleitorais de 2024.Na capital a posição de Sarto para a reeleição não está garantida, e nomes do PDT defendem uma alternativa ao hoje prefeito, um dos cotados é Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Evandro está acompanhando o presidente na capital e deve vir junto com ele para o compromisso agendado para esta tarde em Crato.
Na comitiva de Lula também estão o ministro Camilo Santana (PT); a primeira-dama, Janja da Silva; o deputado federal José Guimarães (PT); além do governador Elmano de Freitas (PT), e da vice-governadora, Jade Romero (MDB)

