Compartilhar
publicidade
publicidade
Vacinação contra meningite é ampliada até julho no Ceará para grupos prioritários
A oferta da vacina foi ampliada para trabalhadores da saúde e crianças de cinco a dez anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tomaram o imunizante
Juliana Sátiro
Foto: Ministério da Saúde

O Governo do Estado ampliou até julho de 2023 a oferta de vacina contra a meningite meningocócica C (conjugada) para trabalhadores da saúde e crianças de cinco a dez anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tomaram o imunizante. As doses da vacina estão sendo disponibilizada por todos os municípios do Ceará, nas unidades básicas de saúde vinculadas à atenção primária.

A articuladora da Célula de Imunização da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges, conta que a meningocócica C faz parte do calendário nacional de vacinação infantil desde 2010. ““Ela é ofertada como rotina com um esquema de duas doses: uma aos três e outra aos cinco meses, além de um reforço com um ano de idade”, pontua.

Em 2022, por conta dos estoques da rede nacional, o Ministério da Saúde resolveu estender, de forma temporária, a indicação do imunizante para crianças de cinco a dez anos e profissionais da saúde. “A medida tem como objetivo proteger esses grupos, além de otimizar o uso dos imunobiológicos, mediante a disponibilidade. Para essas pessoas, caso não tenham completado o esquema vacinal, é necessário receber apenas uma dose”, informa a articuladora ao afirmar que os 184 municípios cearenses estão abastecidos com o imunizante.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria