Foto: Reprodução
O acompanhamento contínuo realizado pelo IBGE apontou que o setor de serviços segue em expansão no país. A pesquisa apontou este setor cresceu 0,9% entre fevereiro e março. Trata-se da segunda alta consecutiva do ano, já que na passagem dos meses de janeiro e fevereiro também houve ampliação, porém, de 0,7%. Quando considera-se o acumulado dos últimos doze meses, o setor de serviços apresenta uma alta da ordem de 7,4%.
Aponta-se que o crescimento de 0,9% foi devido a três das cinco áreas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): transportes, serviços auxiliares ao transporte e correios (3,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%) e informação e comunicação (0,2%). Em contrapartida, verificou-se queda nos serviços prestados às famílias (-1,7%) e outros serviços (-0,6%).
A pesquisa também apontou que o setor de turismo está em processo de recuperação, voltando aos patamares que mantinha antes da pandemia de Covid-19. Atualmente o setor está operando com um ganho de 1,4%, quando se considera o espaço temporal anterior à crise sanitária.

