Compartilhar
publicidade
publicidade
Banco Mundial visita projetos financiados no Ceará; sistema de recurso hídrico é destaque
Até a próxima sexta-feira (19), o grupo irá realizar o processo de Revisão de Meio Termo do Projeto São José (PSJ).
Yanne Vieira
Foto: Ascom SRH

A Missão de Acompanhamento do Banco Mundial, responsável pelo financiamento de uma série de projetos do Governo do Ceará, teve início na última segunda-feira (15). A primeira reunião aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag). Até a próxima sexta-feira (19), o grupo irá realizar o processo de Revisão de Meio Termo do Projeto São José (PSJ).

O foco principal dos projetos é o sistema de Recursos Hídricos, especialmente no que diz respeito à primeira etapa do Projeto Malha D’Água (Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central).

O secretário da pasta, Robério Monteiro, o diretor presidente da Cogerh, Yuri Castro, e o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, estiveram no encontro que discutiu junto aos consultores do Banco Mundial, as etapas de execução do projeto e repasse de valores.

Durante esta semana, as equipes técnicas das setoriais envolvidas devem se reunir novamente com representantes do banco para fornecer mais detalhes dos projetos em andamento.

De acordo com Robério Monteiro, o encontro representa o fortalecimento da parceria já existente entre o Banco Mundial e o Governo do Estado, com o desenvolvimento de projetos de grande relevância para os cearenses. “Sem dúvidas o Malha d’água, atualmente em andamento, que será um grande legado de segurança hídrica para o Estado e bom exemplo para todo o Brasil”, completou.

Além do financiamento do projeto Malha d’água, cuja execução é da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o Banco Mundial apoia outras três frentes de trabalho capitaneadas pela Cogerh. São elas: Segurança de Barragens(Banabuiú – Sertão Central e Gavião), Regularização de Uso da Água Bruta e Universalização da Macromedição. Todas com execução dentro dos parâmetros estipulados.

Na avaliação de Yuri, presidente da Cogerh, tais projetos trazem ainda mais Segurança Hídrica e fortalecem a gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. “Em um estado semiárido como o nosso, é de extrema importância que ações desta natureza sejam executadas”, comentou.

Agenda

A equipe do banco ainda irá a campo visitar duas experiências com projetos da inclusão econômica com jovens rurais e agroindústria, nos municípios de Ibaretama e Chorozinho. Na quinta (18), está prevista reunião entre os representantes do banco e o secretário Moisés Braz. O encerramento dos trabalhos acontece na sexta (19), com apresentação dos principais ajustes e mudanças no projeto, em encontro com a participação da UGP/SDA, equipe do Banco Mundial e instituições parceiras.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria