Compartilhar
publicidade
publicidade
Ministério Público indaga Secretaria de Saúde do Ceará sobre indicação de Giovanni Sampaio para direção do HRC
A informação foi trazida pelo colunista Inácio Aguiar. o MP teria questionado a secretaria sobre os critérios utilizados para a possível indicação.
Paulo Junior
Giovanni Sampaio ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição. Foto: Divulgação

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (17) pelo jornalista Inácio Aguiar, em sua coluna no portal Diário do Nordeste, o Ministério Público do Ceará está questionando o governo do Estado sobre os critérios utilizados para possível nomeação do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, para direção geral do Hospital Regional do Cariri (HRC).

O questionamento se dá mediante processo administrativo, e busca averiguar se a indicação do vice-prefeito para o cargo de diretor geral da unidade de saúde conta com viés político. De acordo com a coluna do jornalista, a 2° Promotoria de Juazeiro do Norte encaminhou ofício ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela administração do HRC, e também para a titular da Secretaria de Saúde do estado, Tânia Mara.

No documento encaminhado, a promotoria endossa que unidades públicas sob administração de organizações sociais – caso do HRC – estão subordinados aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade. Indica, ainda, que os cargos de gestão devem ser ocupados por pessoas com perfil técnico.

Entenda o caso 

Desde o início da semana ganhou força a informação de que Giovanni Sampaio iria assumir a direção da unidade de saúde em destaque, o que causou descontentamento em parte dos servidores do HRC. Giovanni seria uma indicação do deputado estadual Fernando Santana (PT). O governador, Elmano de Freitas (PT), teria acatado a indicação do companheiro de partido.

Até o momento, contudo, nada foi oficializado e nenhuma nomeação de fato aconteceu. Pontua-se que atualmente o Hospital tem Demostenea Coelho Rodrigues como diretora geral, ela está no cargo há mais de dez anos e ingressou na posição através de seleção pública. Giovanni Sampaio é medico de formação, e já atuou como Secretário de saúde de Juazeiro do Norte.

A possibilidade de nomeação do político fez, inclusive, com que funcionários do equipamento confeccionassem um outdoor pedindo a permanência da gestão atual da unidade de saúde. Contudo, apurações indicam que parte da mobilização trata-se de uma articulação conduzida por Demostenea para seguir no cargo.

Até o momento nenhum dos citados realizou comentários públicos sobre o caso em evidencia.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria