Compartilhar
publicidade
publicidade
Corte do Mastro da Bandeira de Santo Antônio ocorre nesta sexta (19) em Barbalha
A árvore escolhida foi um jatobá de 23 metros.
Juliana Sátiro
Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Barbalha

O corte do mastro que representa o tradicional Pau da Bandeira de Santo Antônio será realizado nesta sexta-feira (19), a partir das 7h30, nas matas do Sítio Flores, em Barbalha. A árvore escolhida foi um jatobá de 23 metros. O evento do corte do mastro, marca o início dos festejos da Festa de Santo Antônio 2023 na cidade.

O capitão dos carregadores do pau da bandeira, Rildo Teles, conta que o momento se inicia com o eventual café da manhã com os carregadores no mercado público de Barbalha. Logo após, os carregadores seguem para a Igreja Matriz de Santo Antônio para receber a bênção do padre Cícero Leandro e enfim seguirem para coleta da árvore.  Após o corte, o tronco escolhido ficará descansando na mata por 15 dias e só será tocado novamente no dia do cortejo, que acontece dia 4 de junho.

Preservação do Meio Ambiente 

O processo de escolha e corte do pau da bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Após o corte, é realizado o reflorestamento de árvores. “Todo o procedimento é acompanhado pelas autoridades ambientais.  Vale lembrar que a cada corte do pau da bandeira, é realizado o plantio de 20 árvores”, explicou o Secretário de Cultura e Turismo do município, Isaac Luna.

Segundo ele, é dada preferência para árvores que crescem em abundância no município, como os jatobás, árvore escolhida este ano, e os angicos, árvore escolhida em 2022.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria