Compartilhar
publicidade
publicidade
Depois de oito anos, Randolfe Rodrigues deixa a Rede Sustentabilidade
O senador sai do partido rompido com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Paulo Junior
Foto: Senado Federal

O senador amapaense Randolfe Rodrigues comunicou em suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (18) que pediu desfiliação da Rede Sustentabilidade, partido que integrava desde 2015, quando saiu dos quadros do PSOL. Randolfe deixa a legenda criada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em um momento conturbado, já que segundo informações públicas os dois não se falam há meses.

O ponto crítico para desfiliação do político da legenda se deu no meio desta semana, quando o Ibama – com anuência de Marina – negou autorização para que a Petrobras explorasse parte do rio Amazonas. O projeto era de interesse do senador. “A decisão do Ibama contrária à pesquisa na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas”, comentou o político no Twitter.

Randofe defende que a exploração estaria de acordo com aspectos de desenvolvimento e que haveria total respeito a legislação ambiental, presando por aspecto de sustentabilidade. Contudo, esses pontos foram, em princípio, rechaçados pelo Ibama.

Líder do governo Lula (PT) no Congresso Nacional, Rodrigues evitou citar Marina Silva na carta de desfiliação, tecendo elogios e agradecimentos apenas à Heloisa Helena, que hoje está na presidência do partido. Heloisa foi eleita em abril com apoio de Randolfe. A expectativa é que o amapaense anuncie em breve a sua filiação do PT, as conversas para isso já estão em estágio bastante adiantado.

Confira a integra da carta de desfiliação de Randolfe Rodrigues

“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Brasília-DF, 18 de Maio de 2023.

RANDOLFE RODRIGUES.”

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria