Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), trouxe uma surpresa positiva para o governo nesta segunda-feira (22). O BC reduziu a projeção da inflação oficial de 2023, de acordo com o boletim publicado hoje (22), a expectativa é que 2023 feche o ano com um índice de 5,8%. Esse patamar é menor que o foi publicizado semanas atrás, e que projetava uma inflação de 6,03%.
Quando observa-se o médio prazo, o Banco Central também projetou uma progressiva redução da inflação oficial. Segundo o órgão, a expectativa é que em 2024 se veja um índice na casa dos 4,13%. Por sua vez, em 2025 e 2026, o BC já posiciona um patamar mais próximo de 4% ao ano, mais próxima do centro da meta de 3,25%.
Salienta-se que o Conselho Monetário Nacional (CNM), que estabelece a meta a ser buscada, também formula seus limites. E, de acordo com eles, há um limite de 1,5% para mais ou para menos, assim, caso sejam mantidos os dados atuais, em 2024 o governo conseguiria cumprir a meta de inflação.
Nesta disputa há um fator preponderante, a taxa básica de juros, que atualmente vigora em 13,75% ao ano. Todavia, em discursos recorrentes o presidente Lula (PT) vem argumentando que não há motivos para tal valor, nessa linha, o Ministério da Fazenda busca costurar junto ao Banco Central meios que levem a sua progressiva redução.

