Foto: Leonardo Milano/ICMBio
O presidente Lula comunicou oficialmente nessa sexta-feira (26) que o Brasil sediará a próxima edição da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento que deve acontecer em novembro de 2025 será sediado na cidade de Belém, capital do Pará, e parte do território da Amazônia Legal.
O anúncio foi feito nas redes sociais pelo chefe do executivo nacional e pelo governador paraense, Helder Barbalho (MDB). Pontua-se que a conferência é um dos mais importantes fóruns globais de debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Desde que assumiu o governo, Lula já havia falado reiteradas vezes que tentaria trazer a COP30 para o Brasil.
“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU [Organização das Nações Unidas] para ser sede da COP30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho [governador do Pará] e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, ponderou Lula sobre o evento que deve reunir dezenas de autoridades e chefes de estado de todo o mundo.
Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, lembrou que é a primeira vez que o país sedia um evento desta magnitude para tratar sobre assuntos ligados ao clima e ao cuidado com o planeta.

