Foto: Raul Pereira
O presidente deve resolver ao longo desta semana uma questão que toma o noticiário nacional desde abril. De acordo com informações divulgadas durante o fim de semana, Lula (PT) pretende oficializar a indicação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Informações dão conta, inclusive, que o petista já confirmou ao STF que Zanin deverá ser de fato o escolhido.
Na noite da última sexta-feira (26), Lula promoveu um churrasco no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República, e contou com a presença de dois ministros a Suprema corte, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Quem também esteve no evento foi Ricardo Lewandowski, que se aposentou e abriu a vaga que deverá ser ocupada por Zanin.
Cristiano Zanin é bastante próximo do presidente Lula, ele foi o responsável por comandar toda a defesa do presidente durante os inquéritos aos quais o político foi submetido no âmbito da Operação Lava Jato. Caso a indicação se confirme, caberá ao Senado Federal agendar uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Casa para realizar a sabatina e votar a indicação. Nunca um nome foi rejeitado pela comissão.
Pontua-se que em outubro Lula terá a possibilidade de indicar um novo nome, já a atual presidente do STF, Rosa Weber, chegará aos 75 anos, obrigando a sua aposentadoria.

