Foto: Divulgação
A Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Pantanal, em Crato, será inaugurada nesta segunda-feira (29), às 16h. O equipamento foi revitalizado pela empresa Ambiental Crato e deve tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas.
Com a implantação da Estação, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, não terá mais lançamento irregular de esgoto. A mudança deve beneficiar cerca de 5 mil moradores dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.
De acordo com a Ambiental Crato, o processo técnico de tratamento foi alterado com uma tecnologia moderna que deve proporcionar maior eficiência no tratamento da água devolvida para a natureza.
Sobre a empresa
A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos, a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e 4 estações de tratamento de esgoto.
A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

