Foto: TRE-CE
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) passa a contar com um novo presidente a partir desta sexta-feira (2). Na sessão solene desta tarde o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos passou a presidir o colegiado da justiça eleitoral cearense. Silva Santos já vinha desempenhando no Tribunal o cargo de corregedor, além de também já estar na vice-presidência desde 2021.
Em entrevista concedida à coluna do jornalista Inácio Aguiar, do portal Diário do Nordeste, Raimundo Nonato afirmou que pretende ampliar a celeridade dos processos que chegam ao TRE-CE. Ele também ponderou que deseja qualificar a preparação para as eleições municipais de 2024.
Ainda durante a entrevista, o novo presidente destacou que todas as eleições suplementares que ainda precisam ser realizadas nos municípios cearenses serão conduzidas até o final de 2023. Entre as cidades com impasses a serem resolvidos estão Iguatu e Pacujá.
No que tange ao cadastro da biometria, o presidente da corte cearense disse acreditar que o cadastramento deveria ser obrigatório, porém, pontuou que esse assunto será tratado de maneira ampla com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele também fez questão de frisar a segurança da urna eletrônica, lembrando que em 25 anos de uso do equipamento nunca se verificou nenhuma fraude.
Observa-se que a vice-presidência passará a ser exercida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes.

