Na manhã desta quinta-feira (22) o líder do governo Lula na Câmara Federal, deputado federal José Guimarães (PT), concedeu entrevista ao programa Bom dia Cariri, da rádio 100 FM. Durante a conversa, o político deixou claro que está nos planos do PT lançar candidaturas próprias nas três cidades do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Nessa linha, o deputado apontou que as definições finais a respeito dos nomes devem ser tomadas apenas no ano que vem, mas deixou evidente que as articulações já estão em andamento.
Ao longo da entrevista, o parlamentar observou que aguarda a filiação do atual prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, ao PT. Lembra-se que Saraiva deixou o PDT durante as eleições de 2022, fiel ao ex-governador Camilo Santana, Guilherme endossou as candidaturas de Elmano de Freitas e do hoje presidente Lula, ambos petistas.
Em Crato, Guimarães jogou a responsabilidade sobre os ombros do prefeitos José Ailton Brasil (PT). De acordo com o líder do governo federal, será José Ailton quem comandará a sua sucessão. Ou seja, caberá a ele definir quem será o nome a postular o lugar hoje por ele ocupado. O petista está no segundo mandato, portanto, impedido de disputar uma nova eleição.
Quando a questão voltou-se para Juazeiro do Norte, o deputado José Guimarães apontou o nome de Fernando Santana (PT), que atualmente ocupa a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Fernando vem sendo cortejado pela estrutura partidária que compõe para lançar seu nome na disputa pelo Paço juazeirense, contudo, vem apontando que não é seu desejo no momento. Entretanto, já ponderou que havendo um pedido expresso do ministro Camilo Santana (PT) poderá aceitar a candidatura.
Ainda no campo juazeirense, o deputado federal afirmou que caso Fernando Santana não esteja no pleito de 2024, um novo nome será debatido, mantendo o desejo de uma candidatura própria. Guimarães chegou a falar, inclusive, que diálogos com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) são possíveis, porem, sem detalhar em termos isso se daria, já que Glêdson deve disputar sua reeleição.

