Compartilhar
publicidade
publicidade
Projeção da inflação oficial recua pela 8° vez consecutiva
Segundo o boletim Focus, o IPCA deve encerrar 2023 em 4,93%.
Paulo Junior
Foto: Raphael Ribeiro/ BCB

O boletim Focus divulgado nessa segunda-feira (10) trouxe uma nova redução na projeção que mede a inflação oficial. De acordo com o documento, que é produzido pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2023 em 4,93%. Há uma semana a estimativa era de que o percentual fosse de 4,98%. 

Lembra-se que mesmo com esse patamar, a inflação segue distante do centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%. Esse valor tem uma tolerância de 1,5%, ou seja, considera-se que a meta foi alcançada caso a inflação varie entre 1,75% e 4,75%. 

Pondera-se que para alcançar a meta estabelecida, o Banco Central (BC) usa como principal instrumento a taxa básica de juros, hoje em 13,75%. Esse patamar tem gerado fortes embates entre governo e BC, já que na avaliação do BC o valor da selic está muito acima daquilo que seria compreendido como razoável. 

Na projeção Focus existe a estimativa de que a taxa básica de juros chegue em 12% ao final deste ano, e alcance 9,5% em 2024. 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria