Foto: Ascom/ Centro Regional do Cariri
O Centro Cultural do Cariri está com inscrições abertas para o Edital de Fomento ao Patrimônio, a Memória e as Artes do Território Caririense. O objetivo é selecionar quatro pesquisadores caririenses, ou radicados no Cariri, que tenham interesse em desenvolver pesquisas nas áreas das humanidades e afins. O trabalho terá duração de seis meses, e contará com a orientação de tutores convidados, a partir dos temas trabalhados nos projetos contemplados. A ficha de inscrição está disponível no Mapa Cultural do Ceará até o próximo dia 31 de julho.
Para realizar a inscrição é necessário que os projetos tenham aspectos fundamentais para um dos 29 municípios que compõem a região do Cariri cearense. Além disso, devem estar alinhados a temas ligados à memória, às tradições, aos festejos, às religiosidades, ao patrimônio material e imaterial, às artes, às particularidades socioculturais, geográficas, étnicas, históricas, estéticas, arqueológicas, paleontológicas e/ou ecológicas do lugar.
As pessoas contempladas receberão uma bolsa no valor de R$ 1.600 mensais durante o tempo de vigência da pesquisa. Cada projeto poderá integrar um bolsista colaborador, caso possua vínculos e/ou tenha ligação com o trabalho de instituições independentes de arte, cultura, educação, personagens vivos da cultura do Cariri, museus orgânicos, mestres e mestras da cultura. O bolsista colaborador receberá uma bolsa no valor de R$ 1.300.
A diretora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa, pontua que o equipamento funciona como um dos eixos estruturantes na rede de proteção e conservação do patrimônio cultural, natural e paisagístico da região. “Em suas ações culturais e de formação, tem como vocação ampliar a compreensão das relações entre cultura, natureza e a complexa sociobiodiversidade de todas as cidades que compõem o Cariri”, afirma.
Rosely ainda diz que o Centro Cultural é um grande suporte ao desenvolvimento de trabalhos de todo o território cultural caririense. “As instalações, equipamentos e também a equipe profissional, pode acolher todos os interessados em colaborar na preservação e difusão desse amplo patrimônio. Funcionamos como um grande pulmão que inspira, respira e transpira a cultura do Cariri para todo o Brasil e fora dele”, disse.

