Foto: Agência Brasil
Após a confirmação de dois casos de gripe aviária em aves domésticas no Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recomendou que estados declarem estado de emergência zoossanitária. Os casos foram registrados no Espírito Santo e em Santa Catarina.
Em reunião com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, o ministro Carlos Fávaro orientou que os governos estaduais decretem estado de emergência zoosanitária para impedir o avanço da doença, principalmente nas aves comerciais.
O ministério já declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, em maio. Contudo, segundo a pasta, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes para que as ações de contenção à gripe aviária sejam efetivadas.
“Estamos trabalhando, como sempre, com celeridade e transparência, adotando prontamente todas as medidas de controle e demonstrando isso para que os consumidores dos produtos do nosso frango, que estão em mais de 150 países no mundo, continuem tranquilos e confiantes”, explicou Carlos Fávaro.

