Compartilhar
publicidade
publicidade
Presidente da Alece confirma instalação da CPI da Enel para próxima segunda-feira, 7
A presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será exercida pelo deputado Fernando Santana (PT).
Paulo Junior
Foto: Divulgação/ Enel

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), a esperada CPI da Enel deverá iniciar os trabalho na próxima segunda-feira (7), quando ela será oficialmente instaurada. A presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito será exercida pelo deputado Fernando Santana (PT). O político caririense tem sido uma das principais vozes de embate contra a empresa e os serviços por ela prestados, sendo ele autor do pedido inicial de CPI.

Em entrevista concedida ao Diário do Nordeste, Leitão ponderou que o colega de parlamento irá guiar a comissão em uma investigação que seja capaz de dar uma resposta ao povo cearense. O presidente da Alece destacou que em sua avaliação há um nítido descontentamento da população do estado para os serviços atualmente prestados pela empresa.

Fernando Santana será o presidente da CPI da Enel. Foto: Alece

O contrato de concessão da Enel junto ao Governo do Estado se estende até 2028, contudo, já há alguns anos surge um volume considerável de reclamações. Em 2022 a Assembleia cearense já havia instalado uma comissão especial para avaliar o contrato de concessão. Também há insatisfação com os valores cobrados, já que, desde abril do ano passado, a empresa vem efetuando aumento de suas tarifas, hoje o incremento já supera os 24%.

Pondera-se que o pedido de abertura da CPI foi protocolado junto a mesa diretora da Alece ainda em fevereiro. Todavia, o autor da ação, deputado Fernando Santana, licenciou-se do cargo por 120 dias, retornando ao posto apenas no início do mês de julho. Observa-se, ainda, que a CPI começará seus trabalhos meses após a Enel ter confirmado que pretende deixar o Ceará, a empresa está com negociações abertas e pretende vender os ativos no estado.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria