Foto: Divulgação
Entre os meses de janeiro de 2022 e maio de 2023, 99,3% dos resíduos considerados “Classe A”, gerados pelas obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), foram encaminhados para reciclagem. São classificados como “Classe A”, são aqueles que podem ser reutilizado ou reciclado, como de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem. Além de componentes cerâmicos, argamassa e concreto. As peças pré-moldadas em concreto produzidas nos canteiros de obras, também estão incluídos.
Segundo o coordenador de Outorga e Licenciamento de Projetos e Obras da Cagece, Alisson Melo, a adoção de práticas ambientais e sustentáveis na elaboração dos projetos, contemplando técnicas de engenharia, bem como a aquisição desses materiais, impulsionam o mercado de resíduos, incentiva a aplicação em outras obras públicas, reduz a exploração de recursos naturais, além de coibir práticas irregulares de destinação em lixões.
A Política Ambiental da companhia preconiza ações como esta, e avalia a aplicação do material nas obras e o levantamento dos custos com base nas tabelas da Seinfra, Sinapi e orientações da Abrecon.

