Chico Vasques era pessoa bastante conhecida em Juazeiro (Foto: Reprodução)
Como forma de homenagem póstuma o Site Miséria lembra exatos 30 anos da morte do comerciante Francisco Vasques Landim, que transcorre nesta quinta-feira. Chico Vasques – como era conhecido foi vereador em Juazeiro do Norte por quatro mandatos. Ele nasceu em Missão Velha no dia 7 de dezembro de 1929 e faleceu vítima de um câncer no dia 31 de agosto de 1993 aos 63 anos de idade. Ele estava internado no Hospital e Maternidade Angelin em Fortaleza quando morreu.
O corpo foi trasladado para Juazeiro e sepultado no jazigo da família no Cemitério do Socorro. O mesmo era filho de Joaquim Vasques Landim e Videlina Saraiva Landim tendo sido ainda pecuarista. Chico Vasques foi casado com a professora Neide Monteiro Landim de cujo matrimônio, ocorrido na Igreja Matriz de São José em Missão Velha, nasceram 12 filhos. Dentre estes, o já falecido professor Tarcísio Landim, que foi vereador e presidiu a Câmara de Juazeiro.
Já dentre os seis irmãos, o médico oftalmologista José Vasques Landim foi deputado estadual. Chico era um homem bastante conhecido em Juazeiro, onde tornou-se nome de rua no bairro Timbaúbas. Ele disputou uma vaga na Câmara pela primeira vez em 1970 pela Arena quando obteve 213 votos e ficou na suplência época em que o prefeito foi Orlando Bezerra. Dois anos após, nova tentativa pelo mesmo partido ficando mais uma vez na suplência com 336 votos quando Doutor Mozart Cardoso foi eleito prefeito.
Sua primeira eleição foi no ano de 1976 junto com a vitória de Ailton Gomes para prefeito. Ainda pela Arena obteve 717 votos. Chico Vasques foi reeleito em 1982 na primeira vitória de Salviano à prefeito. Ele já estava no PDS e obteve 1.048 votos. Em 1988 conquistou o terceiro mandato com 1.131 votos pelo MDB e viu seu amigo Carlos Cruz chegar à prefeitura. A última reeleição foi em 1992 já pelo PSDB com 823 votos quando Salviano retornou à Prefeitura.