Compartilhar
publicidade
publicidade
Reunião do G20: Brasil assume Presidência simbólica do grupo
O Brasil começa oficialmente no dia 1° de dezembro, mas a reunião da cúpula, na prática, já encerra a liderança indiana.
Raiana Lucas
Foto: Ricardo Stuckert

Neste domingo (10), Brasil assumiu a Presidência simbólica do G20, em Nova Délhi, na Índia, durante a Cúpula de Líderes do bloco. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, entregou o martelo que representa a liderança do grupo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Brasil começa oficialmente no dia 1° de dezembro, mas a reunião da cúpula, na prática, já encerra a liderança indiana.

Lula iniciou seu discurso falando sobre o ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul e deixou dezenas de mortos e desaparecidos. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número total de vítimas subiu para 42 no sábado (9). São 46 desaparecidos no estado e 224 feridos.

Depois, o presidente brasileiro disse que os líderes não devem deixar as questões geopolíticas sequestrarem a agenda de discussões do bloco. Prometeu também criar, no âmbito do G20, uma aliança global contra a fome e a pobreza e o que chamou de mobilização global contra a mudança do clima.

Encerrou dizendo que durante a presidência brasileira irá lutar pela inclusão social e o combate à fome; defender a transição energética e o desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental; e pregou a reforma das instituições de governança global.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria