Evandro Leitão é o atual presidente da Alece. Foto: Divulgação/ Alece
O presidente nacional do PDT, deputado federal André Figueiredo, disse nessa segunda-feira (11) que “cabe à Justiça decidir” o futuro partidário do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão.
“O Evandro [Leitão] já pediu a desfiliação. Cabe à Justiça decidir”, afirmou o presidente nacional em exercício da sigla.
Figueiredo discorda da anuência concedida pelo diretório estadual para desfiliação de Evandro. A liberação tem sido questionada pela ala mais independente do partido, capitaneada por ele.
Por outro lado, o grupo liderado pelo presidente estadual, senador Cid Gomes, mais alinhado com o governador Elmano de Freitas (PT), defende a legitimidade da carta de anuência. Dessa forma, Evandro deixaria o partido sem perder o mandato de deputado estadual.
Cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024, Evandro Leitão já é cortejado por siglas como PT e PSB. O parlamentar, porém, tem dito que a prioridade é resolver o imbróglio partidário com o PDT.
“Está entregue nas mãos dos nossos advogados. Antes de definir qualquer tipo de partido, nós vamos definir primeiro a situação que temos em nosso partido atualmente”, afirmou ele durante agenda como governador em exercício nesta semana.

