Foto: Divulgação/ Prefeitura de Milagres
Um método terapêutico utilizando a interação com cavalos promete trazer benefícios significativos para as crianças portadoras de deficiência ou necessidades especiais assistidas pelo Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo, em Milagres. Trata-se da implantação da equoterapia no Sistema de Saúde local.
O método foi lançado em agosto último pela Prefeitura de Milagres. Idealizada pela primeira-dama Sônia Figueiredo, a iniciativa utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das crianças assistidas.
De com acordo com a prefeitura, Milagres é o primeiro município do Cariri a fazer uso da Equoterapia na rede local de saúde fazendo uso apenas de recursos próprios. No lançamento do projeto, as crianças tiveram a oportunidade de ter o seu primeiro contato com os animais que farão parte do tratamento.
“Os benefícios de são ordem biopsicossocial: físico, emocional, psicológico, de comportamento, de aprendizagem na escola”, explica o professor Luciano Cedraz, coordenador de equoterapia do Instituto Federal de Brasília (IFB).

