Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O governo federal pretende elaborar um plano para adquirir energia solar renovável para as residências do programa Minha Casa, Minha Vida, substituindo a implementação de painéis solares pela compra de energia solar de produtores independentes. O anuncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, nesta segunda-feira (18), durante um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Nova York. O projeto deve ser apresentado ao Congresso Nacional.
Na ocasião, o ministro pontuou que a proposta busca comprar energia diretamente de produtores de energia solar, que trabalham em variadas regiões do país, sendo uma alternativa mais vantajosa do que investir na instalação de painéis solares. Além disso, ele salientou que a experiência com painéis solares nas casas do Programa apresentou problemas, como a venda do equipamento ou ausência de manutenção.
“Desde a criação do programa pelo presidente Lula, em 2009, ficou evidente que, em alguns estados, a instalação de placas solares nos telhados das casas frequentemente resultava na venda dos equipamentos ou na falta de manutenção, o que prejudicava a sustentabilidade da iniciativa“, explicou Jader.