Foto: Anderson Araújo
A 23ª edição da Romaria do Caldeirão aconteceu neste domingo (24), a partir da temática “O Padre Cicero e o Caldeirão da Santa Cruz: Uma luta por justiça social no enfretamento da fome”. O evento ocorre no Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localidade do território de Crato, a cerca de 30 km da sede do município, tradicionalmente no quarto domingo de setembro.
Território que já foi liderado pelo Beato José Lourenço, o Caldeirão da Santa Cruz recebe anualmente inúmeros peregrinos para participarem dos festejos. Além disso, a Romaria é um momento de valorização e preservação da memória das pessoas que construíram o local.
De acordo com a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, na ocasião, moradores do Assentamento 10 de abril, primeiro Assentamento de Trabalhadores Sem Terra do Cariri, apresentaram o resultado da última colheita, que comumente é doada para uma família que reside há mais de 20 anos na localidade, ‘Seu’ Raimundo e ‘dona’ Maria, considerados guardiões.
Ainda segundo a Basílica, a missa foi celebrada pelo reitor da unidade católica, Padre Cícero José da Silva, além do administrador da Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição, em Crato, Padre Dalisramon Cruz, e o cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha de Crato, Padre Wesley Barros.

