Foto: Divulgação PDT
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) fechou um acordo com a Casa dos Mundos Produção Editorial e Games Ltda, empresa dona da marca Editora Leya, responsável pela publicação do livro: Projeto Nacional: o dever da esperança; de autoria do pedetista. Ciro vinha reivindicando desde junho deste ano a quitação de royalties. Segundo o político, os débitos eram de R$245 mil.
Salienta-se que o acordo foi celebrado em audiência de conciliação realizada no Tribunal de Justiça do Ceará, em Fortaleza. As partes entenderam que os valores cobrados são legítimos e serão pagos em dez parcelas a partir do mês de novembro. O acordo também estabelece o rompimento do contrata acerca dos direitos sobre o livro, assim, a editora Leya deixa de ter parte na venda dos livros, que em caso de reedição deverá ser publicado por uma nova empresa.
Destaca-se que o pedetista cobrava valores referentes aos anos de 2021, 2022 e ao 1° semestre de 2023. O livro ficou bastante conhecido durante a campanha presidencial de 2022, já que Ciro circulou muito com a obra, sempre apontando-a como: “contribuição pessoal a uma reflexão inadiável sobre o Brasil, as raízes de seus graves problemas e as pistas para sua solução”.
O pedetista tem estado distante dos holofotes desde o fim do pleito 2022, quando obteve pouco mais de 3% dos votos válidos. Nos últimos meses voltou a atuar como palestrante e afirmou que está finalizando um novo livro, porém, ainda não se sabe qual será a editora responsável pela publicação.

