Foto: Toni Sousa
O outubro rosa, mês dedicado a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A médica ginecologista do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), Denise Menezes, conversou com o repórter Toni Sousa sobre a importância do exame do colo do útero.
“Todo dia é dia de cuidado, mas nesse mês de outubro, é quando toda a sociedade investe esse tempo, investe essa atenção na mulher, até ora puxar a orelha daquela que está esquecida, para vir cuidar também. Então é uma corrente de amor e cuidado”, declarou a ginecologista.
O câncer de colo de útero pode ser prevenido, não só com os exames, mas também com cuidados prévios. “Antes do exame, existem os cuidados, que é a gente usar o preservativo, é também tomar a vacina. Existe uma vacina do HPV, que é o que causa o câncer de colo de útero, que está na rede pública e precisa ser incentivada para ser tomada, e também, fazendo parte da tríade, a coleta do exame papanicolau”, explica Denise.
No mês de outubro o HMSVP está realizando consultas e exames gratuitos em prol do outubro rosa, através do projeto “Conectados pela Cura”.
ASSISTA:

