Compartilhar
publicidade
publicidade
TSE encerra primeira fase de inspeção das urnas eletrônicas que serão usadas na eleição de 2024
Diversos especialistas de vários estados brasileiros estiveram em Brasília para participar da ação.
Paulo Junior
Urnas eletrônicas (Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nessa sexta-feira (13) a primeira etapa de averiguação do código fonte das urnas eletrônicas. Destaca-se que desde a última segunda-feira (9) cerca de 13 especialistas do Distrito Federal e de outros seis estados, incluindo o Ceará, estão na sede da Justiça Eleitoral realizando testes. 

Nesta primeira etapa foram avaliados o conjunto de comandos existentes na urna, e desenvolvido pela equipe de tecnologia do TSE. Salienta-se que a partir da próxima segunda-feira (16), um novo conjunto de especialistas será recebido pelo Tribunal para que novos testes sejam realizados. 

O TSE detalha que até o momento 85 especialistas foram aprovados para participação nos testes. Destes, 29 decidiram atuar sozinhos, enquanto 56 optaram por agir de modo coletivo, assim, a corte os dividiu em 15 diferentes grupos. 

Indica-se que previamente aos anos eleitorais o TSE realiza um série de averiguações e testes privados e públicos a fim de atestar a integridade e a inviolabilidade das urnas eletrônicas. 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria