Foto: Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta semana ações contra o ex-presidente Bolsonaro (PL) e contra o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Observa-se que o primeiro político a entrar em pauta no plenário do TSE será Lula. A campanha do petista é acusada em duas ações movidas pela coligação que tentava reeleger Jair Bolsonaro em 2022.
A primeira representação feita pelo ex-presidente alega abuso de poder econômico da campanha do PT. Bolsonaro indica, ainda, que teria havido abuso dos meios de comunicação. A segunda ação sustenta que houve uso indevido dos veículos de mídia. Já as ações contra Bolsonaro apontam que o político teria abusado da máquina pública em favor de sua reeleição. Contra Bolsonaro são movidas três representações.
Salienta-se que a Procuradoria-Geral Eleitoral já se manifestou sobre os casos envolvendo os dois políticos, e em ambas as situações considerou as acusações improcedentes.
Lembra-se que em junho deste ano o plenário do TSE julgou um conjunto de outras ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, e neste caso os ministros da corte formaram maioria pela condenação, levando a cassação por oito anos direitos políticos do ex-morador do Alvorada. Ou seja, Bolsonaro ficou inelegível até 2030.

