Foto: Ascom Prefeitura de Juazeiro do Norte
Cerca de 5.800 animais (cães e gatos) foram imanizados contra a raiva no último sábado (11), em Juazeiro do Norte. O ‘Dia D’ de vacinação antirrábica ocorreu em 12 pontos de vacinação espalhados pela cidade.
De acordo com a prefeitura, a vacinação continua em pontos fixos de vacinação. Além disso, desde o início de 2023, o município passou a realizar campanhas de vacinação antirrábica quinzenalmente nos bairros.
“Além dos nossos dois pontos fixos de vacinação, temos equipes que vão até os pontos mais centrais dos bairros para que a população tenha acesso à proteção”, explica diretora de vigilância em saúde, Nara Hellen.
Ao todo, são dois pontos fixos de vacinação antirrábica: o primeiro no Centro de Controle de Zoonoses, na Lagoa Seca, e o segundo na Base de Ultra Baixo Volume do Estado (UBV), no Tiradentes. O atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
A raiva é uma infecção viral aguda que pode afetar animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus ataca o sistema nervoso central, podendo causar inflamação no cérebro, evoluindo para quadros mais graves.
“A vacinação é rápida e segura, e é a melhor forma de demonstrar amor aos nossos pets”, reforça a médica veterinária Karoliny Barros.

