Fotos: Divulgação
A TV Miséria esteve na manhã desta quinta-feira (16), no Hospital Santo Antônio para conferir a máquina de ar medicinal de última geração, adquirida pela unidade de saúde. Com ela, será possível beneficiar até 300 pacientes ao mesmo tempo. Ele é utilizado em terapias de ventilação mecânica (máquinas que auxiliam a respiração), inalação, incubadoras, anestesia e secagem de instrumentos.
O engenheiro clínico do hospital, Vagner Costa, explica que o equipamento irá atualizar o sistema de gases do hospital (ar medicinal), e com ela irá triplicar a capacidade de geração, e que por possuir sistema totalmente isento a óleo, possibilita mais conforto e segurança para os pacientes. Sobre a instalação, Vagner explica que neste final de semana será montado, e na segunda-feira (20), já estará funcionando.
A Coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Fundação Otília Correia Saraiva, Ângela Maria Rolim Gino, explica que o ar medicinal irá favorecer desde o momento da ventilação mecânica, quando o paciente está entubado, até o momento em que precisa realizar alguma cirurgia que requer anestesia geral. Ângela traz como exemplo a ser utilizado com o ar medicinal, o Capacete Elmo, bastante usado durante a pandemia de Covid-19, que auxiliava no processo de recuperação.

