Foto: Reprodução/ Facebook Câmara de Juazeiro do Norte
A permissão de uso de um terreno para construção de um campo de futebol provocou um embate acalorado entre oposição e base do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, nessa quinta-feira (30). O episódio foi protagonizado pelos vereadores Ivanildo Rosendo (DC) e Rafael Cearense (Podemos), líder do prefeito na Câmara.
O projeto em questão faz referência à cessão de um terreno – localizado nas proximidades da Basílica de Nossa Senhora das Dores – à Associação de Apoio ao Esporte Amador do Juazeiro do Norte. Durante a última sessão plenária, Rafael chamou a atenção de Ivanildo, que é relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para a demora do parecer sobre a matéria, que começou a tramitar no último dia 9.
“O regimento [interno da Câmara] diz que as matérias que entram com pedido de urgência, eles [membros da comissão] têm sete dias para dar o parecer e prorrogável por mais sete dias. Então, não há porquê, depois de 14 dias, você dizer que ainda vai analisar o projeto. Que vai ler na hora que ele quiser”, disse Rafael Cearense.
Pelo projeto, a concessão terá duração de dez anos, prorrogáveis por igual período. Caso seja aprovado, a entidade poderá arrecadar fundos para construir um campo com gramado para sediar campeonatos amadores de três divisões. Rafael reconhece que o projeto enfrenta resistência na Câmara e avalia que a lentidão é resultado de ‘birra política’.
“Ficamos tristes quando nos encontramos em alguma barreira, por birra com prefeito, com birra com vereador. Eu acho que o povo não pode ficar no meio dessa briga, nesse centro, sendo prejudicados, tendo seus projetos barrados aqui. Vou levar isso até o presidente [da Câmara] e eu tenho certeza que ele vai nos atender”, acrescentou.
Ivanildo, por sua vez, disse que foi surpreendido com as palavras do colega. O parlamentar justificou que a demanda de projetos a serem avaliados pela comissão é alta, mas garantiu que dará o parecer sobre a matéria após analisá-la.
“A gente tem o compromisso de analisar todos os projetos, mas a Casa está cheia de projetos, projetos esses que já eram para ter sido analisados. A gente não está se negando em momento algum de analisar esse projeto e de dar o parecer, só que o que acontece é que o vereador quer no momento dele”, disse o relator.
O parlamentar disse ainda que é preciso ter cautela na análise do projeto, por se tratar de um terreno próximo à Basílica, Teleférico do Horto e Centro de Apoio aos Romeiros – área de grande fluxo de pessoas, sobretudo durante as romarias.
“A gente está prestes a ter um santo, o Padre Cícero, beatificado. Será que a gente não vai ter que amanhã ou depois desapropriar quarteirões? Juazeiro Norte é grande, temos que pensar grande, e aí esse campo fica ao lado da matriz, então temos que ter responsabilidade. Não é dessa forma que eu vou atender os pedidos de nenhum vereador, nem do prefeito”, completou Ivanildo.

