Foto: Reprodução/Alece
Depois de meses de especulação, finalmente foi definida uma data para a filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, ao PT. O deputado assinará a ficha de filiação à nova agremiação em evento que será realizado no próximo sábado (16) na capital cearense. Leitão chega entrando direto na disputa eleitoral de 2024, ele é cotado como possível candidato do PT para concorrer a prefeitura de Fortaleza.
As informações relativas ao ato de filiação do político foram confirmadas pelo líder do governo Lula (PT) na Câmara Federal, José Nobre Guimarães (PT), que também é vice-presidente nacional da legenda. Além do presidente da Alece, uma série de outros políticos, especialmente prefeitos, devem migrar para o Partido dos Trabalhadores, todos no próximo sábado (16). O horário do evento ainda está sendo definido, segundo informações da agremiação.
Evandro chega ao PT como nome preferido do ministro da Educação, Camilo Santana, para disputar a chefia do executivo fortalezense. Ele, contudo, terá que enfrentar o processo interno do partido, que conta hoje com três outros nomes, o vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio; a deputada estadual Larissa Gaspar; e a ex-prefeita da capital, a deputada federal Luizianne Lins.
Lembra-se que a chega de Evandro Leitão ao PT ocorre depois de um longo processo de desfiliação do PDT, o político chegou inclusive a recorrer à Justiça Eleitoral para assegurar a possibilidade de saída sem perda do mandato, direito que lhe foi assegurado.

