Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
O chefe do executivo barbalhense, Guilherme Saraiva, dará fim neste domingo (17) a novela que envolveu a sua filiação ao Partido dos Trabalhadores. O prefeito irá assinar a ficha de filiação à legenda em evento que será realizado na capital cearense, no mesmo dia em que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, irá se juntar ao petismo.
Guilherme Saraiva foi eleito em 2020 pelo PDT, e contou com apoio do então governador Camilo Santana e de outras lideranças do petismo. Em 2022, Guilherme optou por se desfiliar do partido, mantendo-se na base de Camilo Santana e defendendo a candidatura de Elmano de Freitas ao Palácio da Abolição.
Além de Saraiva, outros sete prefeitos também irão se filiar ao PT neste domingo, entre eles Ítalo Brito, prefeito de Nova Olinda. Indica-se que também desembarcaram no partido a prefeita de Icó, Laís Nunes, e o Professor Marcelão, prefeito de São Gonçalo do Amarante.
Com as oito novas filiações, o Partido dos Trabalhadores chega a 40 prefeituras no Ceará. A expectativa do partido é eleger até 70 prefeitos em 2024, firmando-se como a maior força política do Ceará.

