Foto: Reprodução
Foi confirmado nesta quarta-feira (27) pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que o Ministério da Educação irá repassar ao executivo estadual cerca de R$50 milhões para o início das obras do campus do ITA que será instalado no estado. Segundo o Palácio da Abolição, o recurso será aplicado na adaptação da antiga Base Aérea de Fortaleza, local escolhido para abrigar o instituto.
Lembra-se que a criação de uma sede do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no Ceará foi feito em junho deste ano. O entendimento acordado é que o Governo Federal liberaria a maior parte dos recursos necessários à obra, enquanto o estado – através da Superintendência de Obras Públicas – comandaria a edificação.
O presidente Lula (PT) é aguardado no Ceará ainda na primeira quinzena de janeiro de 2024, a fim de assinar em solo cearense os documentos derradeiros para assegurar a construção do ITA Ceará. Quando finalizada esta será somente a segunda unidade do ITA em todo o país. Hoje, o centro educacional de excelência conta apenas com uma sede localizada em São José dos Campos, em São Paulo.
A decisão de instalar uma nova unidade no Ceará se deve ao fato de que nos últimos anos alunos oriundos do estado tem representado ao menos 40% das aprovações para ingresso o instituto.

