Foto: Reprodução
Em entrevista concedida recentemente, o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) refutou a possibilidade de ser candidato em 2026, quando será disputada a próxima eleição presidencial. Segundo Haddad, hoje o nome de consenso dentro do Partido dos Trabalhadores é o do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que está em seu terceiro mandato como chefe do executivo nacional.
“Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute”, disse o ministro da Fazenda. Em seguida acrescentou : “o Lula foi três vezes presidente. Provavelmente, será uma quarta. “Porque a natureza da liderança do Lula é diferente da de outros fenômenos eleitorais. O bolsonarismo tem uma dinâmica muito diferente.”
Haddad afirmou que não costuma participar das reuniões internas do partido, porém, foi categórico ao afirmar que ainda não existiria um substituto para a liderança que Lula representa. Ele pontuou que esse nome só deve surgir de maneira mais direta para o pleito de 2030, quando o atual presidente não poderá disputar nova eleição.
Lula foi eleito afirmando que não iria concorrer a um novo mandato, o argumento central girava em torno de sua idade, o petista terá 81 anos ao final da gestão atual. Entretanto, o discurso vem mudando, e atualmente Lula já coloca condicionantes, e afirma que dependendo do contexto político de 2026 poderá de fato concorrer a um quarto mandato presidencial.

