Compartilhar
publicidade
publicidade
2023 registra maior número de exploração sexual infantil na internet desde 2008
Os dados são da Organização Não Governamental (ONG) Safernet, divulgados nesta terça-feira (6)
Maurício Júnior
Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O ano de 2023 registrou o maior número de denúncias da presença de imagens de abuso e exploração infantil na internet. Foram 71.867 queixas, que representam 28% de aumento ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115). Os dados da Organização Não Governamental (ONG) Safernet, divulgados nesta terça-feira (6), resultam no maior número da séria histórica, iniciada em 2006.

A ONG aponta que o aumento das denúncias ocorreram a partir de três fatores: a venda de imagens de nudez e sexo gerada pelos próprios adolescentes; uso da inteligência artificial para criação de conteúdos desse tipo; e o grande número de demissão realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de integridade, segurança e moderação de conteúdos de alguma plataformas.

Outras violações de direitos humanos ou crimes de ódio na internet, como LGBTfobia, racismo, intolerância religiosa, misoginia e xenofobia, somam-se às denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil e tornam-se recorde em 2023, com 101.313 queixas recebidas pela Safernet. O recorde de 2008 totalizou 89.267 denúncias.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria