Foto: Reprodução
Supostos casos de envenenamento de animais em mercados públicos de Juazeiro do Norte vieram à tona nessa quinta-feira (15). A denúncia foi feita pela vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), após receber relatos de permissionários que enviaram fotos de gatos encontrados mortos no Mercado Central, aparentando sinais de envenenamento.
“O pessoal lá dos boxes me mandaram fotos dos animais que foram supostamente envenenados no mercado [Central]. É uma problemática que a gente vem enfrentando já há muito tempo. Algumas pessoas são intolerantes e até covardes porque é uma crueldade você colocar e alimentar um animal faminto com veneno”, denunciou.
A parlamentar acrescenta que também há registros desse crime ambiental em outros mercados públicos de Juazeiro, como o Nossa Senhora Santana e Pirajá. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98) estabelece pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para a infração de envenenamento de animais.
“É uma cena triste, gatinhos lá morrendo, agonizando, inclusive eu dei uma passada lá, peguei um no Mercado Central, mas já aconteceu em outros também. Tá um problema seríssimo de animais abandonados, doentes, sofrendo e também sofrendo maus tratos aqui nos mercados da nossa cidade”, reforça.
“A gente vem fazendo um apelo junto da população pra que a prefeitura, a Semasp [Secretaria de Meio Ambiente], a Secretaria de Saúde e seus órgãos competentes como o Centro de Zoonoses, Coordenadoria do Bem-Estar Animal, façam alguma ação realmente afetiva para dar uma solução nesse problema”, acrescenta a vereadora.

