Foto: Guto Vital
Recentemente há uma crescente no número de questionamentos sobre a gestão municipal de Juazeiro do Norte. A partir disso, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta segunda-feira (26) com o prefeito Glêdson Bezerra, momento em que ele declarou falas sobre a cozinha comunitária, obras, precatórios trabalhistas e a reinvindicação dos professores municipais para reajuste salarial e cumprimento da lei de progressão de titularidade.
Na ocasião, ele reafirma a reabertura do restaurante popular do município. Segundo o gestor municipal, uma verba foi adquirida para o retorno do equipamento. A previsão é entre 3 e quatro meses.
Sobre os precatórios, Glêdson relata o pagamento de mais de 19 milhões em dívidas trabalhistas para ex-funcionários de diversas instituições. “A nossa gestão pagou todos os débitos trabalhistas que já deveriam estar pagos desde antes“, afirmou.
Ainda na entrevista, o repórter Toni Sousa conversou com o chefe do executivo sobre a possibilidade de protesto dos professores municipais, em ação que reivindica o reajuste salarial de acordo com a titulação do profissional.
De acordo com Glêdson, 99,71% do dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi para a folha de pagamento. “Nós [prefeitura] que pagamos o maior salário de professores de todo o estado do Ceará“, disse.
Sobre a progressão por titularidade, em que o profissional deve receber sua remuneração conforme seu título (especialização, mestrado ou doutorado), o prefeito aponta que a medida é extinta por lei.
Além disso, ele salienta sobre uma lei que estabelece que o gasto da folha de pagamento não ultrapasse 51,3%, ou seja, em caso de reajuste salarial dos professores da rede municipal de Juazeiro do Norte, o valor será tirado de outros departamentos da prefeitura. “Não tem como aumentar mais ainda essa despesa com progressões“, declarou.
Glêdson ainda afirma que esse assunto será levado ao Ministério Público.
Veja abaixo esses e muito mais detalhes na entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram

