Primeira reunião da comissão de Educação com o Deputado Nikolas Ferreira na presidência da comissão. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Aconteceu na tarde dessa quarta-feira (13) a primeira reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados sobre a presidência de Nikolas Ferreira (PL). Este também foi o primeiro encontro deliberativo do ambiente em 2023, já que a reunião passada teve o objetivo de eleger o novo colegiado da comissão. Nessa linha, pontua-se que entre as ações aprovadas pelo coletivo está a convocação do ministro da Educação Camilo Santana (PT).
Destaca-se que a convocação do titular da Educação foi uma proposição do deputado Pedro Uczai (PT-SC). Segundo o parlamentar, a presença de Santana na comissão é importante para delimitar quais seriam as grandes pautas do grupo. Pontua-se que ainda não há uma data definida para que o ministro compareça.
O encontro de ontem (13), como expresso em início, marcou o começo da presidência de Nikolas Ferreira na comissão. Considerado um bolsonarista raiz, o parlamentar adotou neste momento um tom bem mais moderado do que aquele que a maioria acostumou-se a ver. Alguns membros do governo chegaram, inclusive, a falar em “voto de confiança” para o político mineiro.
O momento mais tenso da sessão se deu em face de um embate entre a psolista Sâmia Bonfim e Nikolas. Sâmia teceu duras críticas ao colega, afirmando que ele não tem nenhum compromisso com educação e que tem um histórico de terraplanismo.

